Crônicas d’O Escolhido de Deus. Parte Um. Episódio 10: A canção do passado

Publicado: 20 de janeiro de 2013 por Bill em A Vida
Tags:

“Um dia, numa rua da cidade, eu vi um velhinho sentado na calçada, com uma cuia de esmola e uma viola na mão. O povo parou para ouvir. Ele agradeceu as moedas e cantou essa música que contava uma história, que era mais ou menos assim:

Eu nasci!
Há dez mil’anos atrás
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais…”

E eu vi esse velhinho chorar quando lhe pregaram os pés e as mãos, vi seu amor, nascer e ser assassinado. Vi mulheres serem lambidas pelo fogo e gritarem bem alto seu nome, eu vi. Vi de um relance tudo ficar vermelho e dele, e dele sair o velho todo ensanguentado, a cabeça rachada no meio. Vi pessoas assustadas ao seu redor cobrirem-no com seda e correrem, correrem para bem longe. Eu vi… vi velas acenderem quando o velho chorou e a mentira ganhou. Vi uma cidade inteira sumir, tão rápido que nem uma lágrima pode cair, nem uma palavra de consolo pode ser dita, nem um grito de desespero pode ser dado, eu vi… Vi o mar se estender sem fim, e então jorrar violentamente sobre o céu noturno, interrompendo um sono tranquilo, mas de um pesadelo terrível, vi pessoas correrem sem saber pra onde ir, com o céu a desabar sobre si, eu vi…  Vi o homem esticar o braço, duro como aço, gritar palavras de ordem e marchar, marchar sem pensar, sem temer, sem amar. Vi esse mesmo homem na aurora se levantar, vi seus olhos brilharem, eu o vi chorar, vi sim, vi o frio chegar e matar seus irmãos, eu o vi chorar. Vi, vi-o sorrir quando choraram pela desgraça dos seus, vi-o sorrir quando lhe atiraram pedras no rosto, vi-o sorrir quando as lágrimas secaram e ele parou de cantar.

Joguei-me a seu pés e perguntei por quê? por quê?! Mesmo depois de tudo, do frio, da dor, do ódio, por que? Por que continuas a cantar?

O velhinho tirou o chapéu e entregou-me a viola:

Porque é sua vez de cantar.

Comente! Quebre as leis!

