Comunismo para quê?

Publicado: 2 de junho de 2013 por Bill em Tudo Mais
Tags:, , , , ,

A ideia de desenvolvimento me dá dor de barriga porque, para fazer uma analogia, é como se o desenvolvimento estivesse para um país como a educação está para o vestibular. Infelizmente, é assim que a maioria dos países planejam seu futuro, uma meta medíocre do meu ponto de vista.

É tornar a experiência da vida num evento burocrático. Sério, não sei como vcs não se espantam com isso.

Do jeito que eu vejo as coisas não haveria sistema, não haveria alguma coisa exterior a mim que guiasse minha existência, de certa forma, o capitalismo comporta isso em algumas camadas, e acho que foi exatamente isso que Marx viu quando pensou numa sociedade comunista em que as pessoas não seriam mais governadas, governariam. Não seriam metas de inflação, nem crescimento do PIB as pautas políticas, seria: o que eu vou comer amanhã? Com quem? O dinheiro não é o problema, nem o lucro necessariamente, mas a estrutura colossal criada para a defesa de privilégios que se perpetua, os famosos burgueses que hoje são tanto os donos dos meios de produção quanto uma cúpula burocrática estatal. O socialismo foi uma tentativa de acabar com esses privilégios por uma “ditadura do proletariado”, em que Marx colocou a força como a única forma capaz de se contrapor aos poderes quase que ilimitados desses “burgueses”, vimos que na prática essa ideia produziu coisas tenebrosas, tanto quanto o sistema que se propôs derrubar. E é aí que entra minha inquietação: eu sei que o capitalismo é ruim por conta da defesa desses privilégios, NADA do que vc me dirá irá mudar o fato de que as pessoas nascem materialmente desiguais no capitalismo, e que mesmo quando ao longo da vida se possa subir a pirâmide social, o meu sucesso só legitima a existência do fracasso.

Nós limpamos sua casa, recolhemos seu lixo, fazemos sua segurança, quando vc envelhece limpamos até seu cu, por que nós ganhamos menos?

Nós limpamos sua casa, recolhemos seu lixo, cuidamos dos seus filhos, fazemos sua segurança, quando vc envelhece limpamos até seu cu. Por que nós ganhamos menos?

No entanto, aquilo que Marx pensou como solução ao sistema fracassou estrondosamente, bem, está na hora de pensar outra coisa não? O que? Não sei. Mas uma coisa eu posso dizer que aprendi com Marx, a revolução não se faz pela força.

Anúncios

Comente! Quebre as leis!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s